ASSINE
search button

Eletrobrás investiu 48% do orçamento previsto para 2009

Compartilhar

Portal Terra

PORTAL TERRA - A Eletrobrás investiu, até o fim de setembro, 48% da verba prevista no orçamento do ano para geração e transmissão, segundo o jornal Folha de S.Paulo. A estatal é responsável pelos sistemas de geração e transmissão em grande parte do País, incluindo as linhas que teriam desencadeado o apagão que afetou 18 Estados nessa quarta-feira, de responsabilidade de Furnas. O orçamento prevê no total R$ 7,2 bilhões em investimentos.

A estatal também detém metade do capital de Itaipu, usina desligada totalmente pela primeira vez na história durante o apagão. A Eletrobrás prevê execução de 70% a 80% do orçamento até o final do ano. A empresa informou à Folha que a execução orçamentária depende de procedimentos legais e ambientais que precisam ser cumpridos.

Os investimentos da Eletrobrás foram inferiores a 0,5% do PIB nos últimos nove anos, incluindo o ano do maior apagão energético do Brasil em 2001, segundo o jornal. Uma consultoria afirmou à reportagem que o custo para modernizar a rede de transmissão e dar mais segurança à rede de fios seria de R$ 6 bilhões de reais.