Jornal do Brasil
DA REDAÇÃO - O Banco do Brasil recebeu a autorização da Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, para a negociação de American Depositary Receipts (ADRs) na Bolsa de Nova York. O instrumento permite a compra de ações do banco por investidores que atuam no mercado americano.
O presidente do BB, Aldemir Bendine, disse que a instituição já está autorizada a lançar o papel, mas ainda não definiu uma data. Em coletiva de apresentação dos resultados da instituição, ele informou que o banco está preparado para o lançamento e frisou que é possível que isso ocorra até o fim de 2009.
O ADR leva possibilidade de acesso do mercado americano aos nossos papéis, para negociá-los em moeda local disse Bendine. Por enquanto, o BB está autorizado a negociar ADRs de nível 1. O executivo diz que ainda não há previsão para o lançamento de ADRs de nível 2.
De acordo com comunicado sobre o balanço do BB no terceiro trimestre de 2009, as ações da instituição já subiram 125% neste ano, com a instituição encerrando setembro com valor de mercado de R$ 80,2 bilhões. Para o presidente do BB, a negociação do ADR em Nova York gera liquidez às ações.