Portal Terra
SÃO PAULO - O número de consumidores inscritos no Sistema Nacional de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aumentou 7,08% em outubro, na comparação com setembro, informou nesta quinta-feira o indicador da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)/SPC Brasil.
Segundo a pesquisa, essa alta ocorreu porque parte "significativa" dos empresários resolveu aproveitar a proximidade com a liberação de um grande lote de restituição do Imposto de Renda (IR) e registrar débitos no sistema, "com a esperança de que os inscritos no SPC Brasil honrem os compromissos para voltar a consumir em breve".
Em relação ao mesmo mês de 2008, o número de inscritos no órgão de proteção ao crédito teve queda de 1,3%. No acumulado do ano, este dado tem queda acumulada de 12,3%, o que aponta um "bom desempenho da economia", de acordo com o indicador.
- O nível de confiança dos cidadãos também foi determinante. Até setembro, não assumiam dívidas em função da crise. Com a normalização do cenário econômico, voltaram a consumir, o que também ocasionou aumento da inadimplência - apontou o indicador da CNDL/SPC Brasil.
Já o volume de cancelamento de registros (pessoas que regularizam seus débitos) teve aumento de 5,44% em outubro na comparação com setembro. "Isto porque a queda na taxa de desemprego, a inflação dentro da meta estabelecida pelo BC (Banco Central) e o início das contratações temporárias incentivaram os consumidores a regularizar os débitos", informou a pesquisa divulgada nesta quinta-feira.