Alcoa assina acordo para aplicação de nanotecnologia

SÃO PAULO, 6 de novembro de 2009 - A Alcoa e a Rusnano, companhia russa de nanotecnologia, assinaram um memorando de entendimento para aplicação da nanotecnologia no setor de produção de alumínio, após identificação de potenciais técnicos e comerciais para atuação conjunta.

De acordo com o comunicado da Alcoa, o acordo inclui oportunidades de aplicação da nova tecnologia em sistemas de perfuração em alto mar de petróleo e gás, transmissão de energia de alta eficiência, iluminação de última geração, sistemas de construção e transporte com eficiência energética e embalagens ecológicas.

A parceria foi fechada durante visita do presidente mundial e delegação da Rusnano à sede da Alcoa, em Nova York, e ao Centro Técnico da Alcoa em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

"Essa parceria representa uma grande promessa para a Alcoa e para todo o setor de alumínio. Ampliando nosso investimento e presença na Rússia, temos orgulho de sermos parceiros da principal instituição de nanotecnologia russa", afirma Klaus Kleinfeld, CEO da Alcoa.

A Alcoa, que atua na Rússia desde 1993, prevê que a nova parceria vai contribuir para aumentar o consumo dos produtos de alumínio no país, além de diversificar e inovar a economia russa.

(Redação - Agência IN)