Fitch atribui nota BBB à emissão sênior da Vale

SÃO PAULO, 4 de novembro de 2009 - A Fitch Ratings atribuiu o rating "BBB" à proposta de emissão de nota da Vale com vencimento em 2039. A nota será emitida através de sua subsidiária Vale Overseas Limited e será incondicionalmente garantida pela Vale. Os recursos líquidos da emissão proposta serão utilizados para refinanciar dívidas com vencimento no curto prazo e para finalidades gerais da empresa.

Os ratings da Vale são: IDR (Issuer Default Rating - Rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor) em Moeda Local e estrangeira "BBB" e rating Nacional de Longo Prazo "AAA". A perspectiva dos ratings é estável.

Segundo a classificadora, os ratings da Vale continuam refletindo sua posição de liderança em minério de ferro e níquel, bem como sua crescente presença em alumínio. "A liderança da Vale lhe permite administrar o fornecimento de forma a suportar os preços até certo ponto. A alta qualidade do seu minério resulta em estruturas de custo líderes na indústria na maioria dos produtos e permite que a empresa gere fluxo de caixa positivo durante baixas cíclicas", destaca.

(Redação - Agência IN)