Indústria do Brasil é foco no dia; BCs e G20 na semana

REUTERS

REUTERS - Dados sobre a produção industrial brasileira abrem a semana, que reserva eventos importantes como a reunião do Federal Reserve e do Banco Central Europeu (BCE), o relatório de postos de trabalho nos Estados Unidos e a reunião do G20 na Escócia.

Nesta terça-feira, depois do feriado nacional, os investidores acompanham o desempenho da indústria em setembro e a expectativa de analistas ouvidos pela Reuters é de crescimento de 1,1% frente ao mês anterior e queda de 6,8% em relação a 2008.

Se confirmados, os dados devem sinalizar continuidade da recuperação vista recentemente e abrir caminho para projeções mais otimistas para os últimos meses do ano.

Mas a agenda macroeconômica ganha mesmo força nos próximos dias. A expectativa é de que FED e BCE mantenham a política monetária, mas o banco central da zona do euro pode estar pronto para ao menos considerar a retirada de parte do "quantitative easing", segundo analistas. O FED termina sua reunião de dois dias na quarta-feira e o BCE anuncia sua decisão na quinta-feira.

Também no foco dos investidores, o mercado de trabalho americano dá notícias nesta semana. Na quarta-feira, a ADP divulga o relatório sobre postos no setor privado e na sexta-feira o governo publica os dados mais amplos sobre o emprego no país.

Aguardando a decisão do FED, nesta sessão, a maior parte das bolsas de valores da Ásia caiu. Na Europa, o índice de principais bolsas recuava 1,34% após o fraco resultado do UBS .