Bolsas asiáticas avançam por lucros fortes na região e nos EUA

REUTERS

TÓQUIO - As bolsas de valores asiáticas terminaram em alta nesta sexta-feira, com investidores encorajados por bons resultados corporativos nos Estados Unidos e na região e otimismo sobre a recuperação.

O índice Nikkei, de Tóquio, ganhou 0,15%, para 10.282 pontos, com as ações de maquinás de construção em alta por esperanças sobre a economia da China. Contudo, a Japan Ailines desabou quase 7%, após o jornal Nikkei ter publicado que alguns credores pediram à companhia aérea que reduza seu capital.

Os papéis de exportadores, como os da gigante Sony, subiram ancorados na desvalorização do iene.

O índice de Xangai subiu 1,85%, para 3.107 pontos, conduzido por ações do setor de energia e de metais em meio à firmeza dos preços das commodities. O mercado chinês registrou ganhos pela terceira semana consecutiva, conforme a confiança na recuperação econômica se intensificou.

A bolsa de Seul teve oscilação positiva de 0,6%, para 1.640 pontos, com os papéis de montadoras, como a Kia Motors, em valorização após um forte conjunto de resultados trimestrais.

Em Taiwan houve alta de 0,54%, para 7.649 pontos, acompanhando uma recuperação em Wall Street. As ações das principais fabricante de computadores, Asustek e Acer, apresentaram bom desempenho após o lançamento do sistema operacional Windows 7.

Sydney subiu 0,97%, para 4.859 pontos, conforme sólidos balanços nos EUA tranquilizaram investidores e os papéis do segmento financeiro ganhando antes da divulgação dos resultados dos bancos locais na semana que vem.

Cingapura avançou 1,24% e Hong Kong 1,71%.