Cotações do petróleo encerram sessão valorizadas

SÃO PAULO, 19 de outubro de 2009 - Os preços do petróleo encerraram a segunda-feira em alta no mercado internacional, refletindo a valorização das bolsas mundiais, que repercutem o aumento da confiança sobre a recuperação econômica. Diante desse cenário, os investidores apostam que o consumo de combustível crescerá.

O preço do barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em novembro, subiu 1,3%, cotado a US$ 79,54 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (NYMEX, sigla em inglês). Já o barril do tipo Brent, com vencimento em dezembro, avançou 0,8%, negociado a US$ 77,63 no ICE Exchange de Londres.

Outro fator que contribuiu para o movimento das cotações foi o enfraquecimento do dólar frente a outras moedas, o que impulsionou a atratividade das commodities como investimento alternativo.

Por sua vez, o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Ben Bernanke, no qual defendeu uma economia mundial mais equilibrada e pediu novamente aos países para "resistir firmemente" ao protecionismo, também colaborou com os ganhos.

(Redação - Agência IN)