Vendas continuam em crescimento na 1ª quinzena do mês

SÃO PAULO, 16 de outubro de 2009 - As vendas a crédito subiram 3,1% na primeira quinzena de outubro, sobre igual período de setembro, favorecidas pela confiança do consumidor e pela recuperação do crédito. As vendas à vista também apresentaram crescimento sazonal de 23,2%, na mesma comparação entre períodos.

Para Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) os resultados da quinzena são um bom sinal para o final de ano. "O quadro que apresentamos, tendo em vista os efeitos da crise mundial que ainda vivemos,é extremamente auspicioso em relação aos próximos meses", disse Burti

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da ACSP, na primeira quinzena deste mês, registraram queda de 8,6% sobre o mesmo período de outubro do ano passado (com um dia útil a menos) e queda 1,0% com ajuste pela média diária. Com o mesmo número de dias úteis, na comparação com setembro deste ano, verifica-se alta de 3,1% favorecido pela recuperação do crédito e confiança do consumidor.

As consultas ao SCPC-Cheque (vendas à vista), na primeira quinzena de outubro, apresentaram estabilidade (com um dia útil a menos) em relação ao mesmo período do ano passado, e alta de 8,3% (favorecido pela recuperação do emprego e massa salarial dos últimos meses) com ajuste pela média diária. Com relação ao mês passado registrou-se alta sazonal de 23,2% decorrente do Dia das Crianças.

Os registros recebidos (carnês que entraram para o cadastro) apresentaram queda de 1,4% comparado ao mesmo período do ano passado, refletindo o menor uso de operações nos últimos meses pelo maior rigor na aprovação do crédito. Os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) tiveram um crescimento de 2,7% favorecidos pela retomada do crédito, e pela maior facilidade na renegociação pelas empresas, em comparação ao mesmo período de 2008.

(Redação - Agência IN)