Ford anuncia contratação de 278 trabalhadores em Taubaté

Marcelo Pedroso, Portal Terra

TAUBATÉ, SP - A direção da Ford no Brasil anunciou nesta quinta-feira a contratação de 278 trabalhadores para a unidade de Taubaté a partir deste mês. A informação foi transmitida pela montadora ao Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, que promoveu durante o dia assembleias de esclarecimento com os trabalhadores do primeiro e segundo turnos. As contratações serão por prazo determinado de 12 meses, realizadas por meio de processo seletivo e podendo ser renovadas por mais seis meses.

"É uma oportunidade para que a cadeia produtiva seja ampliada, já que cada funcionário da Ford corresponde a outros quatro - afirmou o presidente do sindicato, Isaac do Carmo. Ele também destacou o crescimento social e econômico do município e região.

Segundo a montadora, as contratações ocorrerão em razão do aumento na produção de veículos prevista para 2010, que resultará no aquecimento do mercado interno. A expectativa da Ford é de que as vendas de veículos no ano que vem superem em 5% as projeções para 2009.

De acordo com a empresa, as contratações também acontecem em razão da preparação e ampliação que a fábrica tem que sofrer para se adequar à produção da nova família do motor Sigma. Atualmente, a unidade da Ford em Taubaté produz mil motores e 1,4 mil transmissões por dia e emprega cerca de 1,5 mil trabalhadores.

Em abril de 2008, a Ford anunciou um programa de investimento de R$ 600 milhões em Taubaté para a fabricação da nova geração de motores e ampliação da capacidade de produção da fábrica, que poderá atingir mais de 500 mil unidades por ano.