Europa: bolsas recuam após prejuízo do Bank of America

REUTERS

LONDRES - O principal índice de ações da Europa exibia queda nesta sexta-feira, após o resultado trimestral do Bank of America decepcionar investidores. Às 8h33 (de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 exibia queda de 0,12%, a 1.016 pontos - após ter avançado para 1.026 pontos mais cedo, nível mais alto desde outubro do ano passado.

O FTSEurofirst 300 saltou 59% desde que atingiu a mínima recorde no começo de março, mas ainda está 37% abaixo do pico de meados de 2007. O Bank of America anunciou prejuízo líquido de US$ 1 bilhão no terceiro trimestre, prejudicado por contínua fraqueza nas economias global e americana.

- Ainda estamos em uma tendência de alta no mercado, mas não irá durar ao menos que vejamos as receitas das companhias começando a subir novamente. E não é o caso por enquanto - disse Jacques Henry, analista do Louis Capital Markets, em Paris.

Pouco antes, o conglomerado americano General Electric (GE) divulgou lucro 42% menor no terceiro trimestre, conforme o declínio econômico global abateu sua divisão financeira e enfraqueceu a demanda por equipamentos.