Lucro do Goldman Sachs salta e supera expectativas

REUTERS

NOVA YORK - O lucro trimestral do Goldman Sachs Group quase quadruplicou, superando as expectativas, mas suas ações recuaram por decepção de que grande parte do lucro resulta de ganhos operacionais que podem não ser sustentáveis.

O banco está a caminho de distribuir mais de 20 bilhões de dólares em bônus de final de ano.

'O Goldman produziu ótimos números, mas aparentemente não fez jus às expectativas', disse Peter Jankovskis, co-diretor de investimentos da Oakbrook Investments. 'Há lucros reais, a questão é quão repetíveis ele são.'

'Ganhos operacionais vêm e vão. Há lucros genuínos no momento, mas não é como algo em que você confia de trimestre para trimestre.'

O banco com sede em Nova York apresentou lucro líquido no terceiro trimestre para ações ordinárias de 3,03 bilhões de dólares, ou 5,25 dólares por ação, contra 845 milhões de dólares, ou 1,81 dólar por ação, no mesmo período um ano antes.

Analistas em média previam lucro de 4,24 dólares por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

'Eles estão melhor que o esperado, mas havia rumores de atingirem 6 dólares, então é por isso que eles venderam um pouco após os números', disse Arifa Sheikh-Usmani, trader de ativos da Spreadex.

O Goldman reservou 5,4 bilhões de dólares para compensação durante o trimestre, elevando o total para 16,8 bilhões de dólares até agora neste ano. O banco está prestes a separar mais de 20 bilhões de dólares para o bônus de final de ano.

O Goldman normalmente dedica cerca de metade da receita líquida para compensação. No terceiro trimestre, a proporção foi de 43 por cento.

A instituição recebeu críticas de políticos e do público por reservar tanto para bônus tão cedo após ter reembolsado 10 bilhões de dólares em recursos emprestados do governo.

O Goldman, que vem trabalhando para melhorar sua imagem, informou que fez uma contribuição de 200 milhões de dólares ao Goldman Sachs Foundation, uma instituição de caridade.

A receita líquida nos segmentos de banco de investimento e consultoria financeira recuou durante o terceiro trimestre, refletindo o declínio de fusões e aquisições.

A receita líquida da divisão de banco de investimentos atingiu 899 milhões de dólares, 31 por cento menor em relação ao terceiro trimestre de 2008.

Na área de consultoria financeira, a receita líquida alcançou 325 milhões de dólares, quantia 47 por cento inferior na comparação anual.

A receita líquida oriunda de renda fixa, câmbio e commodities (FICC, na sigla em inglês) atingiu 5,99 bilhões de dólares, acima de 1,59 bilhão de dólares em igual período um ano antes.

O aumento reflete forte desempenho em produtos de crédito e hipotecas, que foram significativamente maiores em comparação ao difícil terceiro trimestre do ano passado.

A receita líquida em ativos subiu 78 por cento, para 2,78 bilhões de dólares, ajudada por um forte desempenho de derivativos e ações.

Os principais investimentos registraram receita líquida de 1,26 bilhão de dólares, após prejuízo de 453 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

O Goldman apresentou ganhos nos principais investimentos corporativos e nos investimentos no Industrial and Commercial Bank of China, mas teve um prejuízo de 66 milhões de dólares oriundo de investimentos imobiliários.

Até quarta-feira, as ações do Goldman subiram mais de 300 por cento frente às mínimas estabelecidas em novembro do ano passado.