Vendas a crédito mantém ritmo de recuperação

SÃO PAULO, 1 de outubro de 2009 - A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) informou hoje que o mês de setembro de 2009 foi prejudicado pelo feriado da Independência perdendo um dia útil tanto em relação a agosto passado, como em relação a setembro de 2008. Assim, o acumulado do mês das consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) registrou queda de 11,3%, porém a média diária de consultas (descontando o dia útil perdido) registrou queda de 7,8%. Em relação a agosto de 2009, o acumulado ficou praticamente estável e descontando o dia útil apresentou alta na média diária de 3,9%.

As consultas ao SCPC/Cheque (vendas à vista) em setembro passado apresentaram estabilidade na comparação com igual período em 2008. Isso equivale, na média diária de consultas, uma alta de 4%. De acordo com a ACSP, o dado mostra que os bens de menor valor continuam fora da crise de crédito, já que estão mais atrelados ao crescimento da massa salarial.

Quanto à inadimplência, os registros recebidos (carnês que entraram para o cadastro) em setembro, em comparação com agosto passado, caíram 4,4%, e 2,6% quando comparado a setembro de 2008. Os registros cancelados (carnês que saíram do cadastro) apresentaram redução de 5,2% em relação a agosto e 1,1% em relação a setembro de 2008.

Os pedidos de recuperação judicial ainda sofrem elevação em relação a agosto de 2009 e setembro de 2008 refletindo ainda problemas de financiamento na área das pequenas e médias empresas.

(Redação - Agência IN)