Fitch eleva notas de crédito da Eletropaulo

SÃO PAULO, 24 de setembro de 2009 - A Fitch Ratings elevou os ratings de longo prazo e as IDRs em moeda local da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (Eletropaulo). A perspectiva dos ratings corporativos ficou estável.

Segundo o comunicado, a elevação reflete o perfil financeiro conservador da empresa, o baixo risco do negócio e a estabilidade da estrutura regulatória no Brasil, que amadureceu ao longo dos últimos anos. Desde 2005, as medidas de crédito da Eletropaulo se fortaleceram, principalmente como resultado da redução da dívida.

No futuro, a agência classificadora espera que as medidas de crédito da companhia fiquem em linha com a categoria de rating atribuída, mas que elas se deteriorem marginalmente, como resultado de possível acordo para o pagamento de tributos devidos ao governo brasileiro via Refis, com prazo de até 15 anos, e que pode levar a um desconto nos juros e nas penalidades.

"A ação de rating também incorpora o resiliente desempenho financeiro da Eletropaulo, apesar das condições macroeconômicas adversas no País nos últimos três trimestres", destaca a agência. No primeiro semestre de 2009, a demanda por eletricidade na área de concessão da Eletropaulo caiu ligeiramente, em comparação com o mesmo período do ano anterior, como resultado do desaquecimento econômico no Brasil durante os últimos nove meses. A Eletropaulo se beneficiou dos crescentes consumos residencial e comercial, que compensaram parcialmente a acentuada queda no consumo de energia do setor industrial.

(Redação - Agência IN)