Cisa estuda nova estratégia para negociar minério em 2010

REUTERS

XANGAI - A Associação de Ferro e Aço da China (Cisa) está estudando novas estratégias para as negociações do ano que vem sobre o preço anual do minério de ferro, informou na quinta-feira o jornal 21st Century Business Herald.

A Cisa, que representa o maior produtor de aço do mundo nas negociações com mineradoras internacionais, incluindo Vale e as australianas Rio Tinto e BHP Billiton, afirmou que as negociações para este ano ainda estão em andamento.

- Entretanto, um executivo do Grupo Shandong de Ferro e Aço, a sexta maior siderúrgica da China - afirmou que as negociações de 2009 tornaram-se sem sentido e que 'basicamente será impossível ter novos resultados', de acordo com o jornal.

- Iniciamos as preparações para as negociações para o ano que vem, mas não iniciamos as conversas com as três maiores mineradoras - disse o executivo do Grupo Shandong segundo o jornal.

- (Descobrimos) que as observações da imprensa têm uma influência sobre as negociações. Portanto, a associação deve alterar seu estilo de relações públicas para evitar dificuldades - disse o executivo.

- A Cisa retirou as licenças de importações de minério de ferro de 10 empresas - disse o jornal, citando fontes da indústria.

Autoridades da Cisa não estavam disponíveis para comentar.

A Cisa vem tentando conseguir uma redução de preço de mais de 33% nas negociações com as mineradoras, um esforço que, segundo analistas, já era em vão há meses.