Agência Brasil
BRASÍLIA - A exploração de petróleo na camada pré-sal e o balanço semestral da Petrobras são os destaques da agenda econômica nesta sexta-feira (14) em Brasília. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa neste momento da reunião do Conselho de Administração da Petrobras com o presidente da empresa, Sérgio Gabrielli. A estatal divulga, no fim da tarde, seu balanço semestral. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, que está em São Paulo e também integra o conselho, participa da reunião por meio de videoconferência.
À tarde, Mantega e Gabrielli participam da reunião comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o marco regulatório para a exploração do petróleo na camada pré-sal, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo federal até a conclusão das reformas no Palácio do Planalto. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também estará presente..
No encontro, serão definidos os últimos detalhes e acertos sobre as regras para a exploração do petróleo do pré-sal. As propostas definidas hoje serão apresentadas a outros integrantes do governo na reunião ministerial prevista para o dia 18. O pré-sal é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades na costa brasileira. A camada prolonga-se por 800 quilômetros, de Santa Catarina ao Espírito Santo, e guarda cerca de 80 bilhões de barris de petróleo e gás.