Mitsubishi Chemical vai comprar Mitsubishi Rayon por US$2,1 bi

REUTERS

TÓQUIO - A Mitsubishi Chemical Holdings está em negociações para comprar a rival de menor porte Mitsubishi Rayon por até 2,1 bilhões de dólares, em uma iniciativa que ajudará a consolidar o setor químico do Japão, publicou o jornal Nikkei.

Um porta-voz da Mitsubishi Chemical, maior companhia química do país, afirmou que 'não vai negar' que a Mitsubishi Rayon está em uma lista de negócios que considera adquirir, mas se recusou a comentar mais sobre o assunto.

Um acordo provavelmente não mudará a posição da Mitsubishi Chemical no ranking global em termos de vendas de produtos químicos, mas adicionará importantes materiais à linha de produtos da companhia para ajudá-la a competir com rivais de maior porte, como a Basf.

As ações da Mitsubishi Chemical subiram 4,7%, enquanto as da Mitsubishi Rayon, principal fabricante de materiais usados em resinas acrílicas do mundo, saltaram 20 por cento, para o nível mais alto em um ano.

- Se a notícia for verdade, é positiva e uma grande surpresa. Seria consolidação da indústria, que temos afirmado ser necessária para o setor químico japonês - afirmou o analista da Nomura, Shuichi Nishimura, em uma nota.

O acordo, se firmado na maior variação de preço estimada, será o quinto maior feito por uma companhia japonesa neste ano.