Preços de minério de ferro na China se aproximam de US$100

REUTERS

XANGAI/PEQUIM - Os preços de minério de ferro no mercado à vista na China, maior consumidor da commodity do mundo, estão se aproximando dos 100 dólares a tonelada nesta terça-feira, diante do aperto na oferta da Austrália e da Índia, informaram duas fontes.

]Alguns operadores estão pedindo 100 dólares a tonelada para o minério indiano com concentração de 63/63,5 por cento de ferro, afirmaram as fontes, acrescentando que nenhum acordo foi fechado nesse preço até agora, mas que quase todas as compras de terça-feira alcançaram os 98 dólares a tonelada.

- A oferta está apertada. As entregas de minério australiano estão caindo por causa das negociações travadas de preço de referência para o minério de ferro, enquanto o transporte de minério indiano tem sido retardado pela estação das chuvas lá - afirmou um operador na província chinesa de Zhejiang, no leste do país.

As negociações anuais de preços do minério de ferro entre siderúrgicas chinesas e mineradoras, que incluem BHP Billiton, Rio Tinto e Vale, desandaram em um conflito internacional, com a China alegando que funcionários da Rio Tinto estão envolvidos em espionagem e suborno de autoridades chinesas.

A Associação de Ferro e Aço da China, que encabeça as negociações com as mineradoras, tem insistido que o país merece um preço melhor que outros porque é o maior comprador mundial da commodity.