ASSINE
search button

Bolsas da Ásia encerram em alta puxadas por setor de energia

Compartilhar

REUTERS

TÓQUIO - As bolsas de valores da Ásia terminaram em alta nesta quinta-feira, atingindo o maior patamar em 10 meses, impulsionadas por ações do setor de energia. Contudo, alguns investidores se perguntam se os resultados corporativos divulgados até agora justificam a crescente valorização das ações.

- O mercado teve um bom rali...e um número de pessoas tem sugerido que as coisas estão ficando um pouco caras - afirmou Martin Angel, operador da Patersons Securities, na Austrália.

O dólar se manteve perto da mínima em sete semanas, enquanto o iene sofreu venda generalizada, com os operadores basicamente acompanhando os mercados acionários como um termômetro do apetite ao risco dos investidores.

O rali de quatro meses dos mercados acionários globais pressionou ambas as moedas, que atuaram como ativos mais seguros durante a crise financeira.

A última onda de resultados nos Estados Unidos não apresentou tendência única, com lucro sólido da Apple e um balanço desanimador do Morgan Stanley. Ainda assim, o ritmo de revisões positivas às estimativas de resultado, bem como sinais econômicos animadores, deixaram os investidores muito otimistas em relação ao desenvolvimento das metas de crescimento da Ásia.

A bolsa de Hong Kong registrou os maiores ganhos na região. Após recuar 1,3% na quarta-feira, o mercado avançou 2,96%, puxado por papéis do segmento imobiliário e ligados a recursos naturais.

O índice Nikkei, de Tóquio, subiu 0,72%, para 9.782 pontos, atingindo o maior patamar em três semanas, com a Sony e outros exportadores em alta diante da desvalorização do iene. A compra de futuros forneceu impulso adicional.

As ações negociadas em Cingapura ganharam 1,39% e em Xangai subiram 0,97%. O mercado de Seul avançou 0,16%.

Na contramão, Taiwan recuou 0,06% e Sydney perdeu 0,11%.