Jornal do Brasil
DA REDAÇÃO - A operadora de telefonia Oi deve chegar ao final deste mês com 1.178 funcionários a menos que os 31.238 que a companhia tinha em junho. De acordo com a empresa, os cortes fazem parte do programa de integração com a Brasil Telecom (BrT), iniciado em janeiro.
Do total de afastados, no entanto, 860 fazem parte da equipe de operação e manutenção em duas das regiões atendidas pela Oi, cujos serviços passaram a ser administrados pela Nokia Siemens. Esta, por sua vez, está negociando a contratação dos que estão deixando a Oi.
Outras cerca de 200 pessoas que trabalhavam nas lojas da antiga Brasil Telecom também foram afastadas, para dar lugar ao sistema de franquias. Segundo a Oi, os franqueados deverão criar cerca de 200 vagas.
A empresa informou que quem está saindo, além dos direitos trabalhistas e os previstos nos acordos sindicais, recebe 0,3 salário para cada ano de trabalho na empresa, com piso de um salário e meio e teto de seis salários. Para os empregados que optaram pela aposentadoria incentivada, a indenização é de 0,4 salário para cada ano, com limite de 12 salários.
Segundo a companhia, os ajustes necessários à integração já geraram a admissão de 700 funcionários desde janeiro deste ano. Outras 800 vagas estão abertas e em processo de seleção.
Ao promover a fusão com a Brasil Telecom, a Oi comprometeu-se com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a manter em seus quadros, por três anos, 25.542 empregados, o mesmo número que tinha em fevereiro deste ano.
Claro enfrenta contenção
O bom desempenho na conquista de novos clientes não se refletiu em crescimento de receitas para a operadora de telefonia móvel Claro no segundo trimestre deste ano. Ao final deste período, a empresa contava com 40,486 milhões de clientes, 22,3% a mais do que no mesmo intervalo de 2008. A receita, no entanto, cresceu apenas 3,5%, para R$ 2,948 bilhões. Isso quer dizer que os clientes da operadora estão gastando menos.
A Claro foi a campeã de adições líquidas entre as empresas do grupo mexicano América Móvil. Do primeiro para o segundo trimestre, foram 899 mil novos clientes. a operadora conseguiu elevar em mais de 1 ponto percentual, para 20,76%, a fatia dos clientes pós-pagos de sua base, que normalmente geram mais receita.