REUTERS
TÓQUIO - As bolsas de valores da Ásia terminaram sem direção comum nesta quarta-feira, com parte dos investidores optando por realizar lucro na crença de que o rali das ações se estendeu demais.
- Nós tivemos um rali muito bom, e qualquer tentativa de subir ainda mais será acompanhada por realização de lucros - disse o analista de pesquisa Ben Potter, da IG Markets, em Sydney.
O dólar se manteve perto da mínima em sete semanas, enquanto os títulos governamentais avançaram, conforme gerentes de portfólio retiraram seus recursos de ativos mais seguros, aproveitando a onda de resultados corporativos otimistas.
O índice Nikkei, de Tóquio, fechou em alta de 0,74%, a 9.723 pontos, atingindo o maior patamar em mais de duas semanas, com compras técnicas impulsionando os preços futuros. Contudo, os ganhos foram limitados pelo desempenho fraco de exportadoras, como a Canon, em meio à firmeza do iene.
O Nikkei saltou 7,4% nas últimas seis sessões, sustentado por crescente otimismo sobre uma recuperação na economia norte-americana após uma onda de fortes balanços.
O indicador Kospi, de Seul, subiu 0,34%. As ações da LG Electronics registraram perdas e limitaram o avanço do mercado sul-coreano.
A bolsa de Sydney ganhou 0,44% e a de Taiwan avançou 0,46%.
Os papéis negociados em Cingapura recuaram 0,14%, enquanto Hong Kong caiu 1,3%.
O índice de Xangai subiu 2,6%, apresentando desempenho melhor que outros mercados asiáticos, conduzido por um salto nas ações ligadas a petróleo e carvão.