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IBM amplia parceria com Juniper e minimiza rivalidade com Cisco

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REUTERS

NOVA YORK - A IBM anunciou nesta quarta-feira que está ampliando a parceria com a Juniper Networks, mas também está reforçando laços com outros fornecedores de equipamentos incluindo a Cisco Systems, minimizando sugestões de que esteja adotando estratégia para rebater uma crescente competição com a Cisco.

A IBM informou que acertou com a Juniper uma parceria sobre produção de equipamentos, na qual usará sua marca em switches e roteadores fabricados pela Juniper e irá vendê-los como parte de sua família de produtos.

A IBM informou que a decisão tem como objetivo dar aos clientes, em particular centros de processamento de dados de empresas, uma gama maior de servidores, equipamentos de armazenagem de dados e de redes.

- A maioria dos nossos clientes quer variedade. Ele querem a melhor qualidade - disse Jim Comfort, vice-presidente de iniciativas corporativas da IBM. Executivos da Juniper disseram que o acordo ajudará a companhia a expandir sua distribuição.

A IBM informou que enxerga as parcerias como uma forma de se tornar uma fornecedora única para um conjunto diverso de produtos.

A companhia, que vende servidores de computadores e serviços de tecnologia, já ajuda a vender produtos fabricados pela Juniper e pela Cisco, por meio de parcerias de revenda.

A IBM informou que também está expandindo sua parceria com a Brocade Communicatins Systems, uma concorrente de porte muito menor que a Cisco, para revender seus FCoE switches.

- Não é em resposta a qualquer coisa que qualquer parceiro tenha feito - afirmou Comfort. - É o nosso reconhecimento da necessidade de um ambiente muito mais integrado e automatizado.

Analistas afirmaram que a ampliação das várias parcerias mostra que enquanto a IBM busca expandir os laços com a Juniper e a Brocade para diversidade, também precisa manter uma relação amigável com a Cisco.

- Sem dúvida, eles serão competitivos. Mas ao mesmo tempo, eles enfim estão tentando entregar valor aos clientes - disse Seamus Crehan, vice-presidente da empresa de pesquisa Dell'Oro Group.