ASSINE
search button

Europa: Índice fecha em alta pela 7a sessão consecutiva

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - As bolsas de valores da Europa avançaram pela sétima sessão seguida nesta terça-feira, por ganhos de papéis de commodities, seguros enquanto ações de bancos e empresas de telefonia como a Nokia caíram.

O índice FTSEurofirst 300 , referência das principais ações europeias, subiu 0,80 por cento, para 888,36 pontos, o maior fechamento desde 6 de janeiro, segundo dados preliminares.

Os investidores repercutiram um relatório do Credit Suisse, elevando a recomendação global para o mercado de ações, no dia em que o chairman do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, disse que a perspectiva para a economia norte-americana parece estar em ritmo de melhora.

Algumas importantes companhias dos Estados Unidos, como a Catterpillar , divulgaram resultados trimestrais acima das expectativas do mercado, estimulando o avanço das ações de empresas norte-americanas no pregão europeu.

Na Europa, ações do setor de energia exibiram alta em meio aos elevados preços do petróleo, que subiam para o maior patamar em duas semanas, acima de 65 dólares o barril.

Os papéis da francesa Total valorizaram-se em 1,8%, as ações da ENI cresceram 1,2% e a StatoiHydro também registrou ganho de 1,2%.

Entres as seguradoras, o destaque foram as ações da Generali que saltaram 3,7%.

Os bancos estavam entre as maiorias perdas do dia, com o CS Group encerrando em queda de 3,6%, o BNP Paribas perdendo 1,7% e o Barclays recuando 1,1%.

As ações da Nokia retrocederam 2,5% após o Morgan Stanley reduzir a classificação da ação da companhia para "underweight", ante "overweight"

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,85%, a 4.481 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 1,27%, para 5.093 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 0,98%, para 3.302 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib encerrou em alta de 1,61%, a 19.830 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou variação negativa de 0,20%, para 10.122 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 avançou 0,18%, a 7.262 pontos.