REUTERS
RIO DE JANEIRO - As obras para construção do Píer IV do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luis (MA), devem começar em outubro, depois que a Vale recebeu, na última sexta-feira, a Licença de Instalação para o empreendimento, informou a mineradora nesta segunda-feira.
O Píer IV faz parte do programa de capacitação do sistema logístico da Vale na região Norte do país, um investimento total de US$ 2 bilhões, informou a empresa nesta segunda-feira. Com o novo píer, a capacidade do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira será ampliada em 100 milhões de t por ano.
- O Píer IV é fundamental para garantir a produção e transporte dos minerais no médio e longo prazos - avaliou o diretor do Programa de Expansão Logística Norte da Vale, Sergio Aranha, em um comunicado.
O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é o segundo maior em movimentação no país e considerado um dos maiores portos do mundo. É utilizado para embarcar minérios, ferro gusa e soja, com capacidade atual de 130 milhões de t por ano.
Com profundidade mínima de 25 m, o Píer IV terá dois berços de atracação e capacidade para receber navios de até 400 mil t de porte bruto (TPB). Com uma ponte de acesso de 1.620 m, terá capacidade de carregamento de dois navios simultaneamente num total de 53 navios por mês.