Obama receberá ministros e empresários brasileiros

SÃO PAULO, 16 de julho de 2009 - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá na próxima terça-feira (21) os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. Eles estarão acompanhados por empresários brasileiros, que vão participar da 4ª Reunião do Fórum de CEO's Brasil-EUA, que acontecerá em Washington, nos dias 20 e 21.

CEO é a sigla em inglês para 'chief executive officer' que, na prática, equivale ao diretor-geral ou executivo logo depois do presidente da empresa. O uso dessa sigla virou modismo nos últimos anos, e logo foi criado, em 2007, um fórum de CEO's que reúne pesos pesados da indústria e autoridades dos dois países com o objetivo de ampliar o fluxo comercial bilateral.

A reunião é coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Departamento de Comércio norte-americano, e vai contar com CEO's da Votorantim, Banco Safra, Gerdau, Sucocítrico Cutrale, Coteminas, Camargo Corrêa, Odebrecht, Embraer, Vale e Stefanini IT Solutions do Brasil.

Eles vão discutir temas como eficiência energética e promoção de investimentos com executivos norte-americanos da Cargill, Coca-Cola, Cummins, Motorola, Illinois Tool Work, International Paper, Praxair Inc., Andarko Petroleum, CH2M Hill e City Bank

Discussão mais técnica, entre autoridades dos dois países, envolverá questões como eficiência energética, acordo de promoção de investimentos, ações para evitar bitributação, negociações para a retomada da Rodada de Doha, facilitação na concessão de vistos, intercâmbio tecnológico e procedimentos aduaneiros, segundo antecipou a assessoria de imprensa do ministério.

As informações são da Agência Brasil.

(Redação - Agência IN)