Lula negocia aumento acima da inflação para aposentados

Portal Terra

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em coluna publicada na segunda-feira, que negocia um aumento de salário acima da inflação para cerca de 8 milhões de aposentados que recebem mais do que um salário mínimo.

- Neste momento, estamos em negociação com as centrais sindicais para definir um novo percentual de aumento para os aposentados que ganham acima do salário mínimo na perspectiva até de ampliarmos os ganhos em relação à inflação - afirmou.

De acordo com o jornal O Globo, o governo estudaria pagar 2,5 pontos percentuais além da inflação e deve apresentar uma proposta concreta até 3 de agosto. A meta de inflação para este ano é de 4,5% e o aumento causaria um impacto de R$ 3 bilhões, ainda conforme a publicação.

Segundo o presidente, os aposentados que ganham o piso mínimo tiveram aumento real de 65% desde 2003, enquanto os que recebem acima tiveram apenas correção da inflação. "Trata-se da valorização daqueles que mais necessitam, algo inédito no País", justificou.