Lula descarta cortes no Orçamento em 2009

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou nesta quarta-feira a possibilidade de o Executivo ter de realizar novos cortes no Orçamento da União este ano. Mesmo em meio à crise financeira mundial, Lula disse que não vê a necessidade de novo arrocho, mas afirmou que a ordem é "trabalhar agora medindo mês a mês, de acordo com a recuperação da economia".

- A natureza cortou. A crise cortou o orçamento. Estamos trabalhando com R$ 60 bilhões a menos do que era previsto. É como se faltasse 30% do salário de vocês no final do mês, ou seja, vocês vão ter que apertar as coisas dentro de casa. Não estão previstos novos cortes - comentou o presidente Lula após participar de almoço em homenagem ao novo presidente da Embrapa, Pedro Arraes.

Nos últimos tempos, Lula disse ter recebido relatos de melhoria em setores específicos, como a agricultura e a indústria automobilística e concluiu: "graças a Deus estamos em situação confortável. Eu gostaria de estar melhor, mas, não podendo estar melhor, acho que está de bom tamanho".