ASSINE
search button

O investimento público no desenvolvimento de países emergentes

Compartilhar

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO - O Ministério das Relações Exteriores e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) promovem hoje (13) e amanhã (14), no Rio, o Seminário de Alto Nível sobre o Papel dos Investimentos Públicos na Promoção do Desenvolvimento Econômico e Social. O evento tem também apoio da Casa Civil da Presidência da República e do Ministério do Planejamento.

Para o diretor do Departamento Econômico do Itamaraty, Carlos Márcio Cozendey, o simpósio pode ser o ponto de partida para pesquisas da Unctad sobre investimentos públicos. Atualmente, a entidade somente promove estudos sobre investimentos diretos privados.

Hoje, a Unctad é uma referência internacional no estudo e na preparação de dados sobre o fluxo de investimento estrangeiro direto. A questão do investimento público, no entanto, era pouco tratada, não só na Unctad, mas nos fóruns internacionais em geral.

Cozendey disse que, nos últimos anos, com o processo de privatização, a promoção de investimentos privados teve mais atenção que a dos públicos. Ele espera que o quadro possa mudar, com iniciativas como esse simpósio, e que a Unctad consiga fazer mais pesquisas sobre investimentos públicos.

O foco é esse: qual o papel dos investimentos públicos no desenvolvimento econômico e social, agindo diretamente na questão das instituições econômicas e dos investimentos sociais? E como o investimento público se relaciona com o investimento privado?

Segundo o diplomata o investimento público é necessário em qualquer sociedade e é importante definir a área de aplicação e a melhor maneira de destinar os recursos. Ele afirmou que a experiência dos países que estão planejando seus investimentos é fundamental nesse processo, e citou o caso do Brasil, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo é trocar experiências para gerar uma discussão sobre o papel e a eficiência dos investimentos públicos.'

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, abrirá o encontro, em companhia do secretário-geral da Unctad, Supachai Panicthpakdi, e do subsecretário geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Itamaraty, Pedro Luiz Carneiro de Mendonça. O simpósio será realizado na sede do BNDES, no centro do Rio.