O Portal de Educação Financeira da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) ressalta que esta novidade consiste na prática da instituição financeira (o banco) verificar se o fundo recomendado ou pretendido pelo investidor está adequado ao perfil de cada um. A decisão final, claro, é do investidor. A vantagem é que com a prática de suitability você estará bastante consciente da sua decisão.
Para isso, no futuro ao entrar em contato com um banco, com o objetivo de aplicar em fundos, será necessário responder a um questionário, informando sobre o seu patrimônio, seu conhecimento sobre aplicações financeiras e seus objetivos. Não se deixe enganar pensando que as perguntas são meras formalidades, sem utilidade. Pelo contrário, o novo processo será um excelente aliado do investidor, pois é considerado um avanço e tanto na relação comercial das instituições financeiras com os investidores.
Com esse questionário, a instituição financeira irá verificar a adequação do investimento ao seu perfil. Prepare-se, então, para levar o documento a sério e dedicar um tempo à reflexão antes de responder. O empenho vai valer a pena.
O conceito começou a valer em julho deste ano, para os grandes investidores (private), que investem cifras superiores a R$ 1 milhão. Os clientes do segmento private já participam deste processo antes de fazer as suas aplicações.
Saiba, no entanto, que para essas medidas realmente repercutirem de maneira positiva a sua participação é fundamental. Você deverá responder às perguntas sobre você e suas pretensões com muita responsabilidade.
Em uma próxima etapa, o questionário chegará aos pequenos e médios investidores que utilizam a rede de varejo das instituições. Os bancos já começam a se movimentar para a adoção do processo nas agências e, no longo prazo, a prática de suitability será obrigatória. A previsão é de que isso ocorra no prazo de aproximadamente dois anos.
O investidor precisará dedicar mais do seu tempo na hora de investir. Mas neste caso vale lembrar do velho ditado: tempo é dinheiro.
(MLC - Agência IN)