ASSINE
search button

Recuperação dos EUA está ao alcance das mãos, diz FED

Compartilhar

REUTERS

NOVA YORK - Uma recuperação da economia dos Estados Unidos parece estar perto, depois de uma longa e profunda recessão, mas o crescimento vai ser modesto até o ano que vem, disse nesta quinta-feira Gary Stern, presidente do Federal Reserve (FED, banco central americano) em Minneapolis.

- Eu continuo pensando que a melhora da economia está ao alcance das mãos - disse Stern em comentários preparados para um discurso a empresários em Helena, Montana, acrescentando que um "crescimento saudável" deve ser esperado a partir da metade de 2010 em diante.

Stern afastou preocupações quanto a um "eventual surto inflacionário" como resultado das medidas do FED para restabelecer os mercados de crédito, que ameaçavam derrubar a economia.

O tipo de volatilidade vista recentemente nos indicadores é frequentemente um sinal de que a recuperação está a caminho, disse Stern.

Estes sinais vêm dos gastos dos consumidores com produtos industrializados e de vários indicadores sobre a atividade no setor imobiliário, disse ele, enquanto as condições financeiras têm "demonstrado melhora" e a oferta de crédito tem estado mais disponível para pessoas e empresas do que alguns meses atrás.