Fundo eleva previsão de crescimento econômico mundial

SÃO PAULO, 8 de julho de 2009 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou hoje em 0,6%, para 2,5%, a previsão de crescimento mundial para 2010 e afirmou que a economia mundial está começando a sair da recessão.

"A economia mundial está começando a sair de uma recessão sem precedentes desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas a estabilização é desigual e a recuperação será provavelmente tímida", escreveu o FMI, completando que "a recessão ainda não acabou".

Ainda segundo o fundo, países ricos "não deverão ter uma recuperação significativa da atividade antes do segundo semestre de 2010". No entanto, a instituição elevou consideravelmente, em 1,2%, a previsão de crescimento para o Japão, a segunda maior economia mundial, para 1,7% em 2010.

Já para 2009, o fundo prevê uma contração da atividade econômica mundial de 1,4%, ou seja, 0,1% a mais do que antecipara em abril.

A organização ainda previu para este ano uma queda de 12,2% no total do volume de comércio mundial de bens e serviços e um aumento de 1% para 2010.

(Redação com agências internacionais - Agência IN)