Número de cheques devolvidos cresce 0,8% em junho

Portal Terra

SÃO PAULO - O mês de junho de 2009 registrou a devolução de 2,1 milhões de cheques em todo Brasil, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela consultoria Equifax. O volume aponta uma queda de 13,7% frente a maio de 2009 e aumento de 0,82% quando comparado a junho de 2008.

Segundo a empresa, junho registra queda no volume de cheques devolvidos em relação ao mês de maio devido ao Dia das Mães, uma das datas mais movimentadas do comércio.

A companhia responsável pela pesquisa ainda diz que o movimento de ascensão de cheques devolvidos apresentado no final do ano passado e no início deste ano, devido, principalmente, aos efeitos da crise financeira internacional, não se consolidou. Esse fato permite imaginar que o receio de uma expansão preocupante da inadimplência ao longo de 2009 não deverá ocorrer na prática.

Quanto ao volume de títulos protestados, os dados mostram que em junho houve uma queda de 5,77% em relação ao mês passado e um aumento de 0,36% se comparado ao mesmo período de 2008.