Pela manhã os agentes financeiros monitoraram o resultado de junho do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), registrando deflação de -0,32% ante 0,18% no mês anterior, no piso das expectativas do mercado.
Foi informado também que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria de transformação brasileira cresceu em maio pelo quarto mês seguido, na comparação com o período imediatamente anterior. O índice passou de 79,4% em abril para 79,8% em maio, no indicador já livre das influências sazonais, de acordo com os números da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
O relatório da SulAmérica Investimentos ressalta que as novas safras de informações sobre a evolução da inflação doméstica serão novos elementos que contribuirão para calibrar as apostas na magnitude do corte da taxa básica de juros na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês. Amanhã as atenções estarão voltadas para a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho. Analistas esperam por um comportamento favorável, recuando frente à variação de 0,38% apresentada pelo IPCA-15 no mês. Contribuirão para isto o esgotamento da pressão dos preços administrados, bem como a moderação da alta dos preços dos serviços, captando os efeitos da redução da demanda interna na determinação dos preços.
(Maria de Lourdes Chagas - Agência IN)