ASSINE
search button

Gerdau demite 300 desde maio, diz sindicato

Compartilhar
SÃO PAULO, 7 de julho de 2009 - A Siderúrgica Gerdau (GGBR) demitiu 300 funcionários desde maio deste ano na unidade de aços especiais, em Charqueadas (RS), segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do município.

De acordo com o presidente do sindicato, Jorge Luiz Silveira de Carvalho, teriam sido mandados embora ainda outros 300 trabalhadores de empresas prestadoras de serviço para a Gerdau. Atualmente, a siderúrgica possui 800 funcionários em Charqueadas.

Em nota, a companhia confirmou os desligamentos, e justificou que "a ação faz parte de uma série de medidas para adequar a produção à menor demanda por aço como, por exemplo, antecipação de férias, paradas para manutenção e tentativa de acordo para suspensão temporária dos contratos de trabalho". A empresa reiterou que todos os desligamentos cumpriram os requisitos legais e as regras estabelecidas no acordo coletivo da categoria.

O presidente do sindicato também destacou que os funcionários da companhia trabalham com incerteza, mediante rumores de que "a unidade poderá ser fechada ou vendida para uma empresa chinesa". Segundo a nota publicada pela siderúrgica, "as informações sobre um possível fechamento da unidade são improcedentes".

De acordo com o líder sindical, Charqueadas possui pouco mais de 32 mil habitantes e 80% da arrecadação do município e proveniente da Gerdau.

(Carina Urbanin - Agência IN)