ASSINE
search button

Fórum Econômico classifica Brasil como país fechado

Compartilhar

Jornal do Brasil

DA REDAÇÃO - O Fórum Econômico Mundial classifica o Brasil como um dos países mais fechados do mundo para o comércio internacional. De acordo com a instituição, o país ocupa só a 87ª posição no ranking de viabilidade comercial, divulgado terça-feira, em Genebra. O levantamento analisou a situação de 121 países.

O nível de proteção no Brasil continua relativamente elevado, em particular para os produtos agrícolas , diz a entidade.

A posição deixa o país atrás do Chile (19ª), Costa Rica (43ª) e México (74ª), na América Latina, superando, entretanto, a Argentina (97ª). Entre os Brics, o Brasil também perde para a China (49ª) e a Índia (76ª), mas fica à frente da Rússia (109ª).

Pesaram contra a avaliação do Brasil a existência de barreiras tarifárias, os elevados encargos alfandegários, a má qualidade das estradas, a corrupção e a ineficiência do governo. Já as melhores notas foram obtidas pela rede de telecomunicações e serviços relacionados ao embarque de mercadorias, como a competência logística.

O Fórum Econômico Mundial acredita que o comércio global passa por um momento importante, já que a retração econômica provoca queda dos volumes ainda mais forte do que a registrada na Grande Depressão, nos anos 30.

O desafio hoje é garantir que os países não piorem a situação, restringindo o comércio , dizem Robert Lawrence e Albert L. Williams, autores do estudo, em comunicado. Quanto maior for a promoção do comércio além das fronteiras, menores serão os efeitos da crise global.

O ranking da abertura ao comércio é liderado por Cingapura, considerada a economia mais aberta para as transações internacionais. Em seguida estão Hong Kong, Suíça, Dinamarca, Suécia, Canadá, Noruega, Finlândia, Áustria e Holanda. Os EUA ocupam o 16º lugar.

Os resultados mostram a política de abertura de Hong Kong e Cingapura ao comércio e o investimento internacional como parte de suas estratégias bem sucedidas de desenvolvimento econômico , avalia o Fórum.

Protecionismo

Esta é a segunda edição do ranking. No ano passado, foram analisados 118 países e o Brasil foi o 80º colocado. No entanto, os resultados não são comparáveis porque foram feitos ajustes na metodologia.

Os diversos pacotes de estímulo econômico adotados pelos governos mundo afora podem acabar levando ao protecionismo, alerta o Fórum Econômico Mundial.

Com o crescente envolvimento d o dinheiro público, se torna mais difícil agir de forma não discriminatória em relação às empresas e produtos estrangeiros , diz a entidade, em relatório.