Site com devedores da União acumula 259 mil consultas

Agência Brasil

BRASÍLIA - O número de consultas à lista de devedores inscritos na Dívida Ativa da União chegou a 259.626 até as 10 horas da manhã desta segunda-feira. O pico, por enquanto, ocorreu no dia 3 de julho, com 120.399 consultas.

A lista de pessoas físicas ou jurídicas inscritos será atualizada mensalmente na internet no site da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. As pessoas ou empresas que estão na lista poderão pedir a exclusão do cadastro eletronicamente. O prazo para apresentação do requerimento será de cinco dias e a exclusão dependerá de uma análise da procuradoria.

Para fazer a consulta é preciso saber o CPF ou o CNPJ da pessoa ou empresa ou a razão social. O valor da dívida por contribuinte não será divulgado.

A lista contém 1,034 milhão de devedores. Ficaram de fora os contribuintes que têm dívidas previdenciárias. A procuradoria estuda enviar a lista para os serviços de proteção ao crédito, mas a medida ainda está em fase de adequação.

- A instituição ou o banco adota se quiser. Mas (a lista) dá transparência e permite que os negócios sejam feitos com mais segurança. Ou seja, permite quando houver financiamento ou investimento, que aquela pessoa tenha segurança com relação a alguma dívida que não se conhecia - disse o procurador ao divulgar a medida na semana passada.