Número de cheques honrados sobe 0,66% em maio

Portal Terra

PORTAL TERRA - De acordo com a pesquisa da empresa de concessão de crédito no varejo TeleCheque, divulgada nesta sexta-feira, o número de cheques honrados cresceu, pelo segundo mês consecutivo. Em maio, do total de cheques emitidos, 97,21% foram honrados, o que significa um crescimento de 0,05% em relação a abril - e de 0,66% na comparação ano a ano.

De acordo com o levantamento, o varejo brasileiro continua estimulando o uso do cheque como meio de pagamento. Para a TeleCheque, os lojistas oferecem aos consumidores promoções e vantagens, como condições especiais de parcelamento, para os pagamentos feitos com cheque. E um dos motivos dessa retomada está na confiança gerada pelo aumento do índice de cheques honrados no País.

"O cheque está sendo o meio de pagamento mais usado no varejo brasileiro. Ele vem ajudando os lojistas a expandir suas vendas, por meio de promoções, parcelamentos e outras vantagens oferecidas ao consumidor", afirma José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

Na pesquisa da TeleCheque, o setor de material de construção ficou com a primeira posição no ranking por segmento, ao registrar 97,5% dos cheques honrados.

No ranking por Estado, a liderança coube a Goiás, que teve 98,71% dos cheques honrados - um crescimento de 0,81% em relação ao mês de abril -, seguido pelo Rio Grande do Norte (98,4%), que apresentou um crescimento de 1,39%, subindo nove posições. Na sequência, estão Sergipe (98,39%), Mato Grosso (98,27%), Santa Catarina (98,03%) e Paraíba (97,74%).

O pagamento por cheque continua sendo o mais usado no País, atrás apenas do papel moeda. Segundo a TeleCheque, o número de fraudes caiu 5,88% em maio, marcando apenas 0,16% no índice Brasil.

No ranking de cheques fraudados por Estado, Alagoas e São Paulo apresentaram queda nos índices registrados - 64% e 30,77%, respectivamente -, apesar de estarem entre os Estados com maior incidência de fraudes (ambos com 0,36%).