FMI deve elevar previsão para economia global em 2010

REUTERS

NOVA YORK - O Fundo Monetário Internacional (FMI) deve revisar para cima sua previsão para a economia global em 2010, já que há sinais de que o declínio econômico está moderando, afirmou uma autoridade do organismo nesta sexta-feira. O vice-diretor-gerente do FMI, John Lipsky, alertou, no entanto, que ainda é cedo para declarar vitória, porque as condições financeiras estão longe do normal e o mundo ainda está em recessão. - Embora os últimos dados apontem para um arrefecimento da contração global, ainda há muita incerteza sobre o momento e o ritmo da recuperação - disse Lipsky.

O FMI vai apresentar suas novas previsões econômicas em 7 de julho. O cenário anterior, feito em abril, apontava contração mundial de 1,3% neste ano e crescimento de 1,9% no próximo.

Lipsky acrescentou que a recuperação no ano que vem será fraca, com a atividade nos países desenvolvidos recuperando-se apenas gradualmente. Os mercados emergentes não conseguirão retornar ao crescimento potencial enquanto os desenvolvidos estiverem com performance fraca, disse ele. - Em resultado disso, os déficits de produção e emprego continuarão aumentando ao longo de 2010 - concluiu.