Após 2 trimestres em queda, confiança do consumidor melhora

Portal Terra

PORTAL TERRA - Depois de cair por dois trimestres seguidos, a confiança do consumidor brasileiro melhorou no segundo trimestre, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador cresceu 3,7% na comparação com o registrado no primeiro tri­mestre e manteve-se praticamente estável quando comparado com o mesmo período de 2008. No entanto, na comparação o terceiro trimestre de 2008 a queda é de 4,6%.

No entanto, a expectativa de evolução da renda pessoal mostrou queda de 0,4% na comparação com o último trimestre e crescimento de 0,6% na comparação com o mesmo trimestre de 2008 - mantendo-se em patamar elevado, segundo a CNI.

Já o índice de evolução da situação financeira recuou 0,6% na comparação com o trimestre anterior, a terceira seguida nesta comparação, acumulando queda de 5,9% desde o terceiro trimestre de 2008.

De acordo com a confederação, a melhora na confiança ainda não deve se traduzir em crescimento de compras de bens de maior valor. O índice que reflete as perspectivas de compras de maior valor registrou aumento pequeno de 0,2% frente ao trimestre anterior e queda de 2,2% ante mesmo período de 2008.