Toyota aumentará produção de modelo híbrido Prius

REUTERS

JB ONLINE - A Toyota Motor está planejando aumentar a produção do veículo híbrido Prius adicionando turnos aos finais de semana. A montadora japonesa também negou que avalia produzir o modelo em uma fábrica na Califórnia mantida junto com a General Motors.

Citando duas pessoas familiariadas com o plano, a Bloomberg News informou nesta quarta-feira que a Toyota considera fabricar o Prius na instalação conjunta Nummi após ter adiado indefinidamente o início da produção do modelo em uma fábrica no Mississippi.

"Nós estamos planejando produzir o Prius na fábrica do Mississippi assim que o mercado norte-americano se recupere e não estamos considerando a produção na Nummi", afirmou uma porta-voz da companhia.

O destino da Nummi, pertencente à Toyota e à GM em igual proporção, foi colocado em questão quando a montadora norte-americana pediu proteção judicial contra falência neste mês. A maior parte da produção da fábrica já é usada pela Toyota. A GM produz um único modelo no local, o Pontiac Vibe, e essa marca deve ser descontinuada no próximo ano.

A companhia japonesa fabrica o Prius na instalação Tsutsumi e em outra unidade da afiliada Toyota Auto Body. As duas fábricas japonesas estão produzindo o modelo em ritmo combinado de cerca de 2.300 veículos por dia incluindo horas extras.

Um executivo afirmou anteriormente neste mês que a Toyota está planejando iniciar os turnos aos finais de semana para atender à demanda pelo Prius.