Pesquisa: demanda de empresas por crédito cai 4,6% em maio

Portal Terra

PORTAL TERRA - Uma pesquisa da Serasa Experian, divulgada nesta quarta-feira, aponta que a demanda das empresas brasileiras por crédito teve recuo de 4,6% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado - a menor queda em três meses neste critério. Na comparação com abril deste ano, no entanto, a demanda teve alta de 5,5% (sem ajuste sazonal) - o terceiro avanço mensal seguido.

A alta mensal sinaliza "consistência da atual trajetória de recuperação da atividade econômica a partir do segundo trimestre de 2009", de acordo com o levantamento da consultoria.

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2009, o recuo é de 7,6% em relação ao acumulado de janeiro a maio de 2008, informou a pesquisa.

De acordo com a Serasa Experian, a região que apresentou o maior crescimento na demanda das empresas por crédito em maio, em relação a abril, foi o Nordeste (16,8%), seguida pelo Centro-Oeste (11,8%) e pelo Sul (10,7%). A demanda da região Sudeste cresceu apenas 0,5%.

Na análise por porte das empresas, as pequenas e micros foram a que tiveram o melhor desempenho em maio, também na comparação com abril, com alta de 5,9% na demanda por crédito. Em seguida estão as grandes empresas (alta de 0,7%) e as médias, que tiveram recuo de 0,5% no quesito.

Já no recorte por setores a alta na demanda em maio, na mesma base de comparação, foi maior em serviços (7,3%), seguido pelo comércio (4,3%) e pela indústria (3,8%), informou o levantamento.