Jornal do Brasil
DA REDAÇÃO - A Caixa Econômica Federal anunciou terça-feira a redução das taxas de juros em oito linhas de crédito para pessoas físicas e em 10 linhas para empresas, com validade a partir da próxima segunda-feira. De acordo com a instituição, é a sexta redução de juros implementada neste ano.
Todos os clientes do banco que tiverem acesso às linhas de crédito vão poder aproveitar as novas taxas. Quem já tem contratos em vigor não terá redução nos juros, com exceção dos clientes com o chamado crédito rotativo (como cheque especial). Estes terão as novas taxas automaticamente já na próxima semana.
Crédito conveniado
Nossa atuação indica claramente que estamos cumprindo nossa missão de banco público, ampliando a oferta de crédito e reduzindo os juros com sustentabilidade afirmou a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho.
Para pessoa física, a Caixa Econômica informou que o destaque foi para a queda de juros na linha de créditos conveniados INSS, que passou de 0,88% ao mês para 0,85% ao mês, uma redução de 3,4%. O banco também informou ter reduzido as taxas do penhor, que passaram de 2,10% ao mês para 2,08% ao mês. Para financiamento de veículos, o banco vai cobrar juros a partir de 1,19% ao mês.
O Cartão Turismo Parcelado também teve alteração, segundo a instituição: as taxas foram reduzidas em 0,5 ponto percentual, ao passar de 2,9% para 2,4% ao mês (taxa mínima) e de 3,8% para 3,3% ao mês (taxa máxima). No caso do crédito pessoal, a taxa mínima diminuiu de 3,85% para 3,80% ao mês e a máxima, de 4,31% para 4,26% ao mês. A taxa mínima do cheque especial passou de 1,27% para 1,20% ao mês, mas o banco não informou sobre a taxa máxima.
Empresas
Para empresas, a instituição também informou ter reduzido as taxas de juros. Na modalidade cheque empresa, a taxa com convênio folha de pagamento vai ficar em 5,09% ao mês, ante 5,13% ao mês registrados anteriormente. No GiroCaixa, a redução da taxa máxima chega a 16,42% para o segmento de micro e pequenas empresas, segundo o banco público.