Bovespa fecha em leve alta e tem 3º mês seguido de ganhos

REUTERS

SÃO PAULO - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) se recuperou nos minutos finais do pregão e fechou a sexta-feira em leve alta, levando seu principal índice ao terceiro mês seguido de ganhos e elevando a alta acumulada em 2009 para cerca de 40%.

O Ibovespa teve alta de 0,3%, aos 53.197 pontos. Em maio, o principal índice da bolsa paulista avançou cerca de 12%. O giro financeiro da sessão foi de R$ 6,2 bilhões.

Contrariando o movimento dos últimos pregões, desta vez a performance dos ativos domésticos foi mais fraca do que no âmbito externo, marcado por valorização das bolsas de Wall Street e das commodities.

Depois do rali recente de alguns papéis de companhias ligadas a matérias-primas, parte dos investidores preferiu embolsar os ganhos e migrar para papéis considerados mais defensivos.

Assim, ações de empresas de papel e celulose, das companhias de carnes Perdigão e Sadia, de bancos, construtoras e das blue chips Petrobras e Vale fecharam no vermelho. Elétricas e os frigoríficos figuraram entre as líderes de ganhos.