Nossa Caixa começa a operar linha de crédito consignado

SÃO PAULO, 28 de maio de 2009 - O Banco Nossa Caixa informou hoje que começou a oferecer crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Segundo a instituição, a linha está aberta a clientes que recebem o benefício na Nossa Caixa por meio de conta corrente ou por cartão magnético. A iniciativa faz parte do processo que visa à integração da Nossa Caixa ao Banco do Brasil, seu controlador, e, por isso, a linha segue as mesmas condições oferecidas pelo banco federal.

A entidade financeira explica que os juros mensais são de 1,64% para pagamento de dois a seis meses; de 1,80% para prazo entre sete e 12 meses; e de 2,07% para o período de 13 a 60 meses. As taxas são, portanto, inferiores ao teto de 2,50% ao mês fixado pelo INSS, conforme ranking disponível no site da própria instituição. O prazo de pagamento varia de dois a 60 meses.

Mais de 586 mil clientes da Nossa Caixa são segurados do INSS e serão beneficiados com essa nova opção de crédito. Desse total, 389,5 mil possuem conta corrente no banco e 196,7 mil recebem o benefício com cartão magnético.

O valor máximo do empréstimo depende da renda do pretendente e do prazo de pagamento. A margem consignável, que é o valor máximo da renda a ser comprometida com a parcela, não pode ultrapassar 30% do valor da aposentadoria ou pensão recebida mensalmente, incluído o cartão consignado.

No caso de empréstimos para correntistas da Nossa Caixa, o valor será creditado diretamente em conta. Caso o solicitante receba o benefício na modalidade cartão magnético, o depósito poderá ser feito em conta corrente do próprio segurado; em poupança da qual o beneficiário também seja titular ou por meio de ordem de pagamento na agência em que o segurado recebe o INSS.

(Redação - InvestNews)