Mantega: pior da crise passou e crédito começa melhorar

Portal Terra

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda Guido Mantega afirmou nesta quinta-feira durante audiência pública no Senado Federal que a situação do crédito no País ainda é complicada, mas o quadro caminha para uma melhora na oferta.

- A falta de crédito continua, e ele continua caro e de difícil acesso para diversos segmentos da sociedade. Mas de qualquer forma, em relação a um quadro bastante grave, ele está voltando para alguns segmentos. Os bancos estão voltando a atribuir crédito, liberando interbancário, com isso podemos ter algum alívio- disse o ministro.

Apesar de voltar a dizer que o pior momento da crise mundial já passou, o ministro ressaltou que o problema ainda está longe do fim.

- Temos sinais de melhoria da crise, os sinais positivos são bem-vindos, porém, devemos ter em mente que a crise não acabou. Talvez tenha passado o pior momento dela- afirmou Mantega.

O ministro voltou a assegurar que o Brasil não viveu nenhum tipo de recessão no ano passado, mas avaliou que, alguns países desenvolvidos não vão conseguir escapar desta situação.

- Nada impedirá que o ano de 2009 seja um ano de recessão para as principais economias do mundo, principalmente em países avançados, mas essa recessão será mais forte nos primeiros trimestres e no segundo já notaremos algumas mudanças- afirmou.