Ásia: bolsa de Tóquio sobe puxada por exportadores

REUTERS

HONG KONG - O índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, terminou em alta de 0,1% nesta quinta-feira, com exportadores como a Toyota Motor em valorização motivada por esperanças de que a economia japonesa possa já ter passado pela pior fase.

- O Nikkei pode estar lutando para avançar ainda mais, mas se mantém com forte suporte após indicadores econômicos animadores divulgados recentemente- disse Soichiro Monji, estrategista-chefe da Daiwa SB Investments.

- Por exemplo, as exportações do Japão finalmente parecem ter passado pela pior fase- acrescentou Monji.

Entre as ações dos principais exportadores, a Toyota Motor saltou 2,7%, negociada a 3.800 ienes, enquanto a Canon ganhou 0,6%, para 3.190 ienes.

O mercado aguarda a divulgação dos números da produção industrial japonesa em abril, na sexta-feira, o que economistas esperam que deverá mostrar crescimento pelo segundo mês consecutivo.

- Os números da produção industrial devem ser bons, e isso está tornando os investidores relutantes em vender hoje, já que amanhã pode haver fortes ganhos dependendo dos números- afirmou Masayoshi Okamoto, diretor de negócios da Jujiya Securities.

As ações em Xangai subiram 1,71%, enquanto em Taiwan avançaram 3,10%. Seul ganhou 2,21% e Hong Kong saltou 5,26%.

Na contramão, a bolsa de Sydney perdeu 1,19% e a de Cingapura recuou 0,57%.

Às 8h14 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne as principais bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão operava em leve alta de 0,02%, a 315 pontos.