Tesouro realiza 1ª etapa de NTN-B

SÃO PAULO, 12 de maio de 2009 - O Tesouro Nacional realiza, por meio do Banco Central (BC), das 12h às 13h, a primeira etapa do leilão de Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B) - papéis indexados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nesta primeira etapa, a oferta é de 500 mil de NTN-B a ser distribuída entre os vencimentos de 15 de novembro de 2011, 15 de agosto de 2014 e 15 de agosto 2020 que fazem parte do grupo I, além de mais 750 mil com resgate em 15 de agosto de 2024, 15 de maio de 2035 e 15 de maio de 2045 que fazem parte do grupo II. A remuneração será feita em dinheiro. Em caso de venda integral, o Tesouro realizará uma segunda volta, com oferta de 15% do volume. Já na segunda etapa, que acontece na quarta-feira, serão ofertados 1 milhão de papéis no grupo I e mais 1,5 milhão no grupo II.

O leilão prevê liquidação em espécie. O preço desta oferta deve balizar as propostas da segunda etapa da operação, que prevê a troca por títulos securitizados (moedas podres) via Câmara de Custódia e Liquidação (Cetip).

Os dealers (instituições credenciadas a operar com o BC e o Tesouro) poderão realizar operação especial somente se for vendido todo o lote de NTN-B na primeira etapa do leilão. Da oferta total, 60% serão oferecidos aos dealers primários (instituições responsáveis pelo mercado primário) e 40% aos dealers especialistas (instituições que fazem o giro de negócios no mercado secundário).

Os títulos a serem ofertados na operação especial corresponderão a 15% do montante vendido na primeira etapa e obedecerão à mesma distribuição percentual verificada entre os títulos vendidos na primeira etapa.

(Simone e Silva Bernardino - InvestNews)