Comércio tem menor crescimento no Dia das Mães desde 2002

Portal Terra

SÃO PAULO - As vendas no comércio do País para o Dia das Mães cresceu 1,9% em 2009 na comparação com 2008, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Serasa Experian. De acordo com a empresa, foi o menor crescimento apresentado para a data desde 2002, quando as vendas aumentaram 1% no período.

Na cidade de São Paulo, o aumento das vendas do comércio na semana, de 04 a 10 de maio deste ano, foi de 2,1% em relação a 2008.

Em 2008, as vendas do varejo em todo o País para o Dia das Mães aumentaram 7,7%, quando comparadas ao ano anterior.

A análise da Serasa Experian foi de que o Dia das Mães 2009 teve desempenho positivo em todas as comparações, no Brasil e em São Paulo, na comparação com a mesma data de 2008, porém com evolução menor das vendas.

O resultado final para a semana do Dia das Mães, na abrangência nacional, superou o crescimento verificado para a data comemorativa imediatamente anterior (Páscoa de 2009 com elevação de 1,3% na semana em relação à mesma semana da Páscoa de 2008).

Com o consumidor mais cauteloso em relação à sua renda, ao emprego, ao endividamento e à inadimplência, por conta dos efeitos da crise, o varejo teve que apelar para as promoções de última hora, o que alavancou mais as vendas no fim de semana do que as verificadas na semana.