Kosovo se torna o 186º Estado membro da instituição

SÃO PAULO, 8 de maio de 2009 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje em comunicado que a República de Kosovo se tornará o 186º Estado membro da instituição. O FMI é a primeira instância internacional a integrar oficialmente este país balcânico que proclamou sua independência em fevereiro de 2008.

O Banco Mundial (Bird) deve seguir em breve os passos do FMI. A instituição já tem até um escritório em Pristina.

O anúncio foi feito três dias depois do fim de uma votação no Conselho dos Governadores, instância que conta com um representante de cada um dos 185 países membros e que se pronuncia por maioria simples.

O processo ainda não está totalmente encerrado. Para que a adesão seja formalizada, as autoridades de Pristina ainda têm que aceitar os estatutos do FMI.

"Antes de assinar os estatutos, a República de Kosovo deve ratificar formalmente, conforme sua própria legislação, os Artigos do acordo e todos os termos e condições apresentados na resolução do Conselho dos Governadores, e confirmar que tomou todas as medidas necessárias para respeitar essas obrigações", explicou o FMI.

Em outubro de 2008, a Assembleia Geral da ONU pediu à Corte Internacional de Justiça (CIJ) que se pronunciasse sobre a legalidade da independência do Kosovo.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)