Brasil é o 34º país mais limpo do mundo

SÃO PAULO, 8 de maio de 2009 - A Colômbia é o 9º país mais limpo do mundo e o segundo do continente americano, com 88.3 pontos sobre 100. Em pesquisa, realizada pelas universidades de Columbia e Yale, nos Estados Unidos, o Brasil aparece em 34º (8º na América), com 82.7 pontos sobre 100. A Suíça encabeça a lista com 95.5 pontos, seguida por Suécia e Noruega, com 93.1 pontos. Costa Rica é o primeiro da América Latina.

Ao longo das duas últimas décadas, a preocupação com os impactos ambientais tem crescido bastante. Por isso, as universidades norte-americanas desenvolveram um índice capaz de eleger os países mais limpos do mundo e, sobretudo, criar um ponto de referência para aqueles que apresentam graves problemas de poluição.

"A excelente colocação da Colômbia se deve à economia do país, fortemente voltada à produção de produtos agrícolas como café, flores e frutas", afirma o diretor da Proexport Colombia no Brasil, Carlos Rodriguez Tribin. Além disso, segundo ele, a Colômbia mantém técnicas de cultivo que preservam a alta qualidade de sua terra e ambiente, aspecto responsável pela pontuação de 99,9 na categoria de cultivos de terras.

Pela qualidade do ar que se respira na Colômbia, a expectativa de vida no país é de 73 anos.

(Redação - InvestNews)